ANDREW HILL – Grass Roots

fevereiro 18, 2013 em Resenhas do Régis

ANDREW HILL

ANDREW HILL
Grass Roots
Pianista que gravou/grava pelo selo Blue Note não tem erro, né? É o caso deste adorável ‘vovozinho’, que infelizmente faleceu em 2007, não sem antes deixar uma obra brilhante, como é o caso deste LP de 1968.

Ele e seu quinteto – que contava com Ron Carter no baixo e Lee Morgan no trompete, entre outros – simplesmente promovem uma maravilhosa continuidade de um processo de mudanças dentro do jazz em sua fase pós-bebop. Seu senso melódico nos solos de piano são simplesmente espetaculares e suas composições – sempre consideradas como “cerebrais” até mesmo pelos fãs mais ortodoxos do gênero – receberam neste disco um ‘balanço’ rítmico mais suingado do que em seus trabalhos anteriores, como se percebe durante a audição de maravilhas como o suingado boogaloo “Soul Special”, “Bayou Red” e a própria faixa-título.

A liberdade e a intensa experimentação com que Hill escolheu as melhores notas para passear elegantemente por “Venture Inward” e “Mira” só aconteceram porque ele abriu mão de ser um reacionário do jazz para simplesmente pensar sua música como um meio efetivo que levasse o ouvinte ao prazer supremo.

Pode apostar que ele conseguiu isto neste LP…