teste – BAR KAYS

fevereiro 19, 2013 em Resenhas do Régis

BAR KAYS
Soul Finger

Não dá para se falar ou escrever a respeito do “verdadeiro funk” sem citar este sensacional grupo americano, que começou um sexteto de apoio de Otis Redding na segunda metade dos anos 60 e que renasceu depois que dois integrantes sobreviveram ao acidente de avião que matou o genial cantor e quatro músicos da banda – o trompetista Ben Cauley e o baixista James Alexander – resolveram continuar a tocar, mantendo o novo e agregando novos componentes.

O que você ouve neste que é o LP de estreia da banda, lançado em 1967 e antes de Redding escolher a turma para tocar com ele, é um som com um tremendo alto astral para os padrões da época – a faixa título se tornou uma composição quase antológica -, mesmo que o disco inteiro só tenha faixas instrumentais. As semelhanças com seus colegas da Stax, o Booker T. & The MG’s, não era mera coincidência.

Se a faixa-título que abre o disco é o melhor da conversa que um naipe de metais pode ter com teclados, baixo, guitarra e bateria, a versão para um belo tema do grupo vocal The Mad Lads, “I Want Someone”, trata de amaciar nossos ouvidos para algo que não estava programado: uma doce melodia conduzida pelo órgão de Ronnie Caldwell em uma balada que poderia ter sido gravada nos anos 50.

Em contrapartida, “Theme From Hells Angels” serve-se de uma total semelhança rítmica com o “Bolero” de Ravel para desaguar em uma levada totalmente rocker que deixaria o grande Link Wray com orgulho. E se você ouvir “Bar-Kays Boogaloo” sem balançar qualquer parte do corpo, é sinal de que já está morto.

Discaço!